VW - VolksWagen Saveiro CL/ Summer 1.8 Mi e 1.8
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
2002 | Gasolina | R$ 30.991,00 |
2001 | Gasolina | R$ 28.507,00 |
1999 | Gasolina | R$ 30.193,00 |
1998 | Gasolina | R$ 29.456,00 |
1997 | Gasolina | R$ 21.307,00 |
1996 | Gasolina | R$ 20.787,00 |
1995 | Gasolina | R$ 16.509,00 |
1994 | Gasolina | R$ 22.303,00 |
1993 | Gasolina | R$ 21.759,00 |
1992 | Gasolina | R$ 16.364,00 |
1991 | Gasolina | R$ 12.213,00 |
1990 | Gasolina | R$ 11.309,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 63.51%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
VW Saveiro CL/Summer 1.8 Mi e 1.8: Uma Análise Detalhada
A Volkswagen Saveiro, em suas versões CL e Summer equipadas com motor 1.8 Mi e 1.8, representou por anos uma opção popular no segmento de picapes compactas. Embora descontinuadas, ainda são encontradas no mercado de usados, e entender suas características é crucial para potenciais compradores.
Motorização:
- 1.8 Mi: Esse motor, com injeção monoponto, oferecia desempenho mais modesto em comparação com a versão 1.8 com injeção eletrônica multiponto. Apresentava potência e torque menores, resultando em menor agilidade e consumo de combustível ligeiramente superior. Sua manutenção, no entanto, era considerada mais simples e barata.
- 1.8: A versão com injeção eletrônica multiponto (MPI) oferecia maior potência e torque que o 1.8 Mi. Isso se traduzia em melhor desempenho, especialmente em retomadas e ultrapassagens. O consumo de combustível, apesar de ser mais eficiente que o Mi, ainda era relativamente alto para os padrões atuais.
Diferenciais entre CL e Summer:
A principal diferença entre as versões CL e Summer residia no nível de acabamento e equipamentos. A Summer, geralmente, apresentava:
- Acabamento mais refinado: Interiores com materiais de melhor qualidade e design mais moderno.
- Equipamentos adicionais: Poderiam incluir ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, rádio com CD player, entre outros itens, que variavam de acordo com o ano de fabricação e pacote oferecido.
- Aspectos estéticos: Geralmente contava com detalhes estéticos diferenciados, como rodas de liga leve e para-choques na cor da carroceria.
A versão CL, por sua vez, era mais básica, focando na funcionalidade e durabilidade, com equipamentos mais reduzidos.
Tecnologias:
As tecnologias presentes eram simples para os padrões atuais, principalmente focando na mecânica robusta e confiabilidade. Não havia recursos eletrônicos avançados como airbags, freios ABS ou controles de tração e estabilidade, que eram raros em veículos dessa categoria na época de seu lançamento. A tecnologia se limitava ao sistema de injeção (monoponto ou multiponto), sistema de freios a disco na dianteira e tambor na traseira, e a transmissão manual.
Público-Alvo:
O público-alvo da Saveiro CL/Summer 1.8 Mi e 1.8 era bastante amplo, incluindo:
- Profissionais autônomos: Como comerciantes, entregadores e prestadores de serviços que necessitavam de um veículo para transporte de cargas leves e acessível.
- Pessoas físicas: Que buscavam um veículo prático, versátil e econômico para uso misto (urbano e rodoviário).
- Empresas: Como pequenas e médias empresas que utilizavam as picapes para transporte interno de materiais.
Em resumo:
A Saveiro CL/Summer 1.8 Mi e 1.8 ofereciam uma opção acessível e robusta para o transporte de cargas leves. A escolha entre as versões CL e Summer dependia da necessidade de equipamentos e conforto do comprador, enquanto a diferença entre os motores 1.8 Mi e 1.8 se refletia diretamente no desempenho e consumo de combustível. Para quem busca um veículo usado atualmente, a avaliação do estado de conservação e a realização de uma inspeção mecânica antes da compra são fundamentais.