VW - VolksWagen Parati GTi 2.0 Mi 16V

Valores de referência da Tabela Fipe: junho de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2000GasolinaR$ 40.364,00
1999GasolinaR$ 36.625,00
1998GasolinaR$ 24.674,00
1997GasolinaR$ 24.033,00
1996GasolinaR$ 23.415,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 41.99%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Volkswagen Parati GTi 2.0 Mi 16V: Um Ícone Brasileiro de Performance

O Volkswagen Parati GTi 2.0 Mi 16V representava, em sua época, o ápice da performance em um modelo compacto nacional. Mais do que um simples carro, era um símbolo de status e um objeto de desejo para entusiastas de velocidade e manuseio. Lançado no final dos anos 90, ele se destacava por sua combinação de esportividade, praticidade e um toque de exclusividade.

Diferenciais:

  • Motor 2.0 Mi 16V: O coração do Parati GTi era seu potente motor 2.0 litros, 16 válvulas, capaz de gerar uma potência considerável para a época, proporcionando acelerações vibrantes e retomadas ágeis. A injeção eletrônica multiponto contribuía para uma entrega de potência suave e eficiente.
  • Suspensão Esportiva: Ajuste de suspensão mais firme do que a versão convencional, conferia ao GTi um comportamento dinâmico superior, com menor rolagem em curvas e maior precisão na direção.
  • Freios a Disco nas Quatro Rodas: Um diferencial de segurança e performance, os freios a disco nas quatro rodas garantiam maior capacidade de frenagem e melhor resposta em situações críticas.
  • Design Esportivo: Para-choques e saias laterais exclusivos, rodas de liga leve esportivas e um aerofólio discreto, davam ao Parati GTi uma aparência mais agressiva e imponente. Detalhes como os bancos esportivos e o volante de três raios também contribuíam para a atmosfera esportiva.
  • Interior Esportivo: O interior, além dos bancos esportivos, geralmente contava com detalhes em tecido e/ou plástico de melhor qualidade que as versões convencionais, reforçando a sensação de exclusividade.

Tecnologias (para a época):

  • Injeção Eletrônica Multiponto: Sistema de injeção de combustível mais preciso e eficiente que os sistemas carburados, permitindo melhor desempenho e economia de combustível.
  • Direção Hidráulica: Contribuía para um manuseio mais leve e confortável, especialmente em velocidades baixas e manobras.
  • Vidros e Travas Elétricas: Itens considerados de luxo na época, agregavam conforto e praticidade.

Público-Alvo:

O Parati GTi 2.0 Mi 16V se dirigia a um público que buscava um carro compacto com desempenho acima da média, sem abrir mão da praticidade de um hatch. Era um carro para o consumidor que apreciava a combinação de esportividade, design e bom desempenho, valorizando a experiência de dirigir um carro com um toque de exclusividade. O público-alvo era geralmente composto por jovens adultos e profissionais de classe média alta que buscavam um veículo com um bom equilíbrio entre performance, praticidade e estilo.

Em resumo: O Volkswagen Parati GTi 2.0 Mi 16V foi mais do que um carro; foi um ícone da cultura automotiva brasileira, representando o auge da performance em um modelo compacto e acessível para a sua época. Sua combinação de atributos ainda hoje o mantém em alta estima entre os colecionadores e entusiastas.