VW - VolksWagen Quantum CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
1996GasolinaR$ 7.739,00
1995GasolinaR$ 7.143,00
1994GasolinaR$ 7.886,00
1993GasolinaR$ 6.975,00
1992GasolinaR$ 6.684,00
1991GasolinaR$ 6.393,00
1990GasolinaR$ 5.842,00
1989GasolinaR$ 5.548,00
1988GasolinaR$ 4.865,00
1987GasolinaR$ 4.382,00
1986GasolinaR$ 4.151,00
1985GasolinaR$ 3.547,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 54.17%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Volkswagen Quantum: Uma Família de Sedãs (1.8/2.0 CLI, CL, C, CS, CD, CG)

O Volkswagen Quantum, produzido entre 1984 e 1996, representou um marco na história da Volkswagen do Brasil. Mais que um modelo, foi uma família de sedãs que se diferenciava por versões e acabamentos, oferecendo opções para diferentes perfis de consumidores. Vamos detalhar as principais variações:

Motorizações:

  • 1.8: Motor de 1.8 litros, oferecido nas versões mais básicas, entregava potência e torque suficientes para o uso diário, mas com desempenho mais modesto em comparação com o 2.0.
  • 2.0: Motor de 2.0 litros, presente nas versões mais equipadas, proporcionava maior potência e torque, resultando em melhor desempenho e agilidade. Era a opção preferida para quem buscava mais desempenho.

Versões e seus Diferenciais:

As versões se diferenciavam principalmente pelo nível de acabamento e equipamentos:

  • C: Versão básica, com equipamentos essenciais, focando na praticidade e economia.
  • CL: Um degrau acima da "C", adicionando alguns itens de conforto e conveniência, como vidros e travas elétricas (dependendo do ano).
  • CLI: Versão intermediária com itens de conforto mais aprimorados, como ar-condicionado (opcional em algumas versões).
  • CS: Versão mais esportiva, com apelo visual diferenciado e alguns detalhes exclusivos no acabamento interno e externo. Geralmente possuía rodas esportivas e detalhes estéticos que a diferenciavam.
  • CD: Esta versão se destacava pelo acabamento luxuoso, com itens de conforto e tecnologia mais avançados para a época, como direção hidráulica e ar condicionado de série. Geralmente incluía itens como bancos de tecido de melhor qualidade e mais opcionais disponíveis.
  • CG: Versão mais completa e luxuosa, incorporando diversos itens de série que eram opcionais em outras versões, focando no conforto e no requinte.

Tecnologias (para a época):

Considerando o período de produção, o Quantum apresentava tecnologias relevantes para a época, embora simples em comparação aos padrões atuais:

  • Motorização a gasolina: Motores a gasolina de quatro cilindros em linha, com tecnologia relativamente simples e robusta.
  • Sistema de freios: Sistema de freios a disco na dianteira e a tambor na traseira (em algumas versões). ABS era opcional ou ausente.
  • Direção: Direção mecânica nas versões mais básicas, e direção hidráulica nas versões mais equipadas.
  • Suspensão: Suspensão independente na dianteira e eixo rígido na traseira, configurando um conjunto robusto e adaptável a diversas condições de rodovia.

Público-alvo:

O Quantum abrangia um público amplo, devido à variedade de versões:

  • Versões C e CL: Público que buscava um carro confiável, econômico e prático para o uso diário, sem se preocupar com itens de luxo.
  • Versões CLI, CS e CD: Público que buscava um equilíbrio entre conforto, desempenho e preço. A CS atraía um público mais jovem e esportivo.
  • Versão CG: Público que priorizava o conforto, o luxo e o status, buscando um carro mais completo e sofisticado dentro da gama Quantum.

Em resumo:

O Volkswagen Quantum foi um carro versátil e adaptável, oferecendo uma variedade de opções para diferentes perfis de consumidores. Sua robustez, confiabilidade e relativo custo-benefício contribuíram para o seu sucesso no mercado brasileiro, consolidando-o como um ícone da indústria automobilística nacional. Apesar de suas tecnologias serem simples pelos padrões atuais, representava um avanço na época e proporcionava um bom nível de conforto e segurança para seus ocupantes.