VW - VolksWagen Passat Variant Turbo 1.8 Tiptronic

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2005GasolinaR$ 31.727,00
2004GasolinaR$ 30.020,00
2003GasolinaR$ 28.148,00
2002GasolinaR$ 27.112,00
2001GasolinaR$ 21.261,00
2000GasolinaR$ 19.069,00
1999GasolinaR$ 18.248,00
1998GasolinaR$ 14.405,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 54.60%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

VW Passat Variant Turbo 1.8 Tiptronic: Uma Análise Detalhada

O Volkswagen Passat Variant Turbo 1.8 Tiptronic representa uma excelente opção no segmento de station wagons, combinando espaço, conforto e desempenho em um pacote elegante e sofisticado. Este modelo, embora já descontinuado, ainda mantém um valor considerável no mercado de usados, atraindo um público específico.

Diferenciais:

  • Espaço e Versatilidade: A carroceria Variant oferece um amplo porta-malas, ideal para famílias e para o transporte de cargas. O espaço interno também é generoso, acomodando confortavelmente cinco adultos. A modularidade dos bancos traseiros aumenta ainda mais a capacidade de carga.

  • Motor 1.8 Turbo: O motor 1.8 turbo proporciona um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível. A potência, embora não seja excepcionalmente alta para os padrões atuais, é suficiente para garantir uma condução ágil e responsiva, especialmente considerando o peso do veículo.

  • Câmbio Tiptronic: O câmbio automático Tiptronic permite a escolha entre o modo automático e a troca manual de marchas, oferecendo maior controle ao condutor. Embora não seja uma transmissão moderna de dupla embreagem, o Tiptronic proporciona trocas suaves e confiáveis.

  • Conforto e Refinamento: O Passat sempre se destacou pelo seu conforto de condução. O Passat Variant 1.8 Tiptronic não é exceção, oferecendo suspensão confortável, boa insonorização e acabamentos de qualidade (para a época).

  • Tecnologia (para a época): Embora a tecnologia embarcada seja datada em comparação com os modelos atuais, provavelmente incluía itens como ar condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricas, sistema de som com leitor de CD, e possivelmente alguns recursos adicionais dependendo do ano de fabricação e nível de acabamento. Sistemas de segurança como airbags eram provavelmente incluídos.

Tecnologias:

A tecnologia embarcada deste modelo é característica de sua época de fabricação. Não se espera encontrar tecnologias modernas como sistemas de assistência ao motorista avançados (ex: frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo), central multimídia com tela sensível ao toque, conectividade Apple CarPlay/Android Auto etc. Os recursos tecnológicos se concentram em conforto e conveniência.

Público-Alvo:

O Passat Variant Turbo 1.8 Tiptronic atrai um público que valoriza:

  • Espaço e praticidade: Famílias que precisam de um veículo espaçoso para transporte de pessoas e cargas.
  • Conforto e refinamento: Indivíduos que buscam uma condução suave e confortável, sem abrir mão de certo nível de luxo.
  • Custo-benefício: No mercado de usados, este modelo pode ser uma opção mais acessível do que station wagons mais novas com tecnologias semelhantes.
  • Confiabilidade: A Volkswagen tem uma boa reputação em termos de confiabilidade, o que atrai compradores que buscam um veículo com menor probabilidade de apresentar problemas mecânicos.

Em resumo: O VW Passat Variant Turbo 1.8 Tiptronic é uma station wagon robusta, confortável e relativamente espaçosa que oferece um bom custo-benefício no mercado de usados. No entanto, é importante lembrar que se trata de um modelo mais antigo e, portanto, carece das tecnologias e recursos de segurança encontrados em veículos mais modernos. A compra deste carro deve ser considerada por aqueles que priorizam espaço, praticidade e conforto em detrimento da tecnologia de ponta.