VW - VolksWagen Golf 1.8 Mi Sport 150cv Turbo Mec/Aut.

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2006GasolinaR$ 35.457,00
2005GasolinaR$ 32.281,00
2004GasolinaR$ 29.667,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 16.33%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Volkswagen Golf 1.8 Mi Sport 150cv Turbo (Mecânico/Automático) - Uma Descrição Detalhada

O Volkswagen Golf 1.8 Mi Sport 150cv Turbo representava (para sua época) uma opção esportiva e sofisticada dentro da consagrada linha Golf. Apesar de não ser mais produzido, ainda é um carro desejado no mercado de usados, principalmente por entusiastas. A versão 1.8 Turbo oferecia um equilíbrio interessante entre desempenho e praticidade, características que o tornam atraente para um público específico.

Desempenho e Mecânica:

  • Motor: O coração do Golf 1.8 Mi Sport era um motor 1.8 litros turboalimentado, capaz de entregar 150cv de potência. A força bruta aliada ao baixo peso do Golf resultava em uma excelente relação peso-potência, proporcionando acelerações vibrantes e retomadas ágeis. A opção entre câmbio manual e automático oferecia flexibilidade ao condutor, sendo a caixa manual mais apreciada por entusiastas pela maior interação com o carro.

  • Transmissão: Ambas as opções de transmissão (manual e automática) eram bem adaptadas ao motor, garantindo trocas de marcha suaves (no caso do automático) e precisas (no caso do manual). A transmissão manual era mais esportiva, permitindo ao motorista controlar completamente a entrega de potência.

  • Suspensão e Direção: A suspensão, tipicamente Volkswagen, era firme, oferecendo um bom controle em curvas e minimizando a rolagem da carroceria. A direção, possivelmente hidráulica (dependendo do ano), era precisa e responsiva, contribuindo para uma experiência de condução envolvente.

  • Freios: Sistema de freios a disco nas quatro rodas (provavelmente com ABS em versões mais equipadas) garantia boa capacidade de frenagem, essencial para controlar a potência do motor turbo.

Tecnologia e Equipamentos (variáveis dependendo do ano e especificações):

  • Sistema de Som: Um sistema de som com CD player, possivelmente com equalizador e alto-falantes de boa qualidade, era de se esperar nesta versão.
  • Ar condicionado: Item quase obrigatório na época, o ar condicionado automático ou manual proporcionava conforto térmico ao motorista e passageiros.
  • Vidros e Travas Elétricas: Recursos de conforto comuns em veículos dessa categoria e época, facilitando o dia-a-dia.
  • Airbags: A presença de airbags frontais era variável, dependendo do ano de fabricação e do mercado. Era um item de segurança cada vez mais comum, porém não universal na época.
  • Rodas de Liga Leve: As rodas de liga leve esportivas eram um diferencial estético e contribuíam para a imagem esportiva do Golf Mi Sport.

Diferenciais:

  • Proporção Preço x Desempenho: Em seu lançamento, o Golf 1.8 Turbo oferecia uma ótima relação entre o desempenho e o preço, tornando-o competitivo em seu segmento.
  • Combinação de Esporte e Conforto: O carro conseguia equilibrar o dinamismo de condução com um nível razoável de conforto para o dia-a-dia, um ponto forte do modelo.
  • Design Clássico e Atemporal: A linha Golf sempre se destacou por seu design limpo e elegante, e esse modelo não foge à regra. Seu visual agrada até hoje.

Público-Alvo:

O Volkswagen Golf 1.8 Mi Sport 150cv Turbo era direcionado para um público que buscava um veículo com:

  • Desempenho superior: Motoristas que apreciavam a emoção de dirigir um carro com boa performance.
  • Equilíbrio entre esporte e praticidade: Indivíduos que desejavam um carro para o dia-a-dia, mas que não abrissem mão de esportividade.
  • Design e estilo: Pessoas que valorizam o design clássico e atemporal da linha Golf.
  • Boa relação custo-benefício: (principalmente no mercado de usados) Aqueles que buscam um carro com bom desempenho e equipamentos sem gastar muito.

Observação: Esta descrição é generalizada. As especificações podem variar levemente dependendo do ano de fabricação, versão e mercado. É importante consultar as informações específicas de cada unidade para obter detalhes precisos.