VW - VolksWagen Golf GT 2.0 Mi Total Flex 8V 4p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2013GasolinaR$ 56.031,00
2012GasolinaR$ 52.031,00
2011GasolinaR$ 46.854,00
2010GasolinaR$ 43.352,00
2009GasolinaR$ 41.944,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 25.14%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Volkswagen Golf GT 2.0 Mi Total Flex 8V 4p: Uma descrição detalhada

O Volkswagen Golf GT 2.0 Mi Total Flex 8V 4p representa uma opção interessante dentro do segmento de hatches médios, oferecendo um bom equilíbrio entre desempenho, conforto e custo-benefício, embora seja um modelo descontinuado e, portanto, suas tecnologias sejam comparativamente mais antigas em relação aos padrões atuais.

Motor e Desempenho:

  • Motor: 2.0 litros, 8 válvulas, Total Flex (funciona com gasolina ou etanol). A configuração de 8 válvulas, embora simples, proporciona um funcionamento robusto e relativamente econômico (para um motor 2.0). A flexibilidade do combustível é um diferencial importante para o mercado brasileiro.
  • Potência: A potência variava de acordo com o combustível utilizado, gerando uma performance adequada para o dia a dia e viagens, mas sem ser excepcionalmente potente.
  • Câmbio: Manual de 5 marchas. A ausência de câmbio automático limita um pouco o conforto em situações de tráfego intenso.
  • Suspensão: A suspensão, tipicamente VW, era firme, oferecendo bom controle em curvas, mas podendo ser um pouco mais desconfortável em pisos irregulares.

Tecnologia e Equipamentos (considerando o ano de fabricação):

A tecnologia embarcada era básica para os padrões atuais, incluindo:

  • Sistema de som: Geralmente um sistema de som básico com CD player e alguns poucos alto-falantes.
  • Ar condicionado: Ar condicionado manual, sem controles sofisticados.
  • Direção: Direção hidráulica, facilitando manobras em baixa velocidade.
  • Segurança: Recursos de segurança incluíam freios a disco nas rodas dianteiras (provavelmente tambores atrás), cintos de segurança e airbags frontais (a depender da versão). Sistemas eletrônicos de assistência à condução eram escassos ou inexistentes.

Diferenciais:

  • Motor 2.0 Flex: Para a época, um motor 2.0 com a opção flex era um diferencial, oferecendo bom desempenho e flexibilidade de combustível.
  • Design: O design do Golf sempre foi um ponto forte, com linhas elegantes e esportivas. O GT oferecia detalhes estéticos que o diferenciavam das versões mais básicas.
  • Robustez: Os veículos Volkswagen são geralmente conhecidos por sua construção robusta e durabilidade, e este Golf não era exceção.

Público-Alvo:

O público-alvo do Volkswagen Golf GT 2.0 Mi Total Flex 8V 4p era formado por pessoas que buscavam um hatch médio com bom desempenho, design atraente e construção sólida, sem a necessidade de tecnologias muito avançadas. Motoristas que priorizavam o custo-benefício e a confiabilidade de um motor 2.0 aspirado, sem a complexidade de um motor turbo, também se encaixavam neste perfil. Considerando ser um modelo descontinuado, o público atual seria composto por entusiastas de carros usados ou aqueles buscando um veículo com baixo custo de aquisição.

Conclusão:

O Volkswagen Golf GT 2.0 Mi Total Flex 8V 4p era um carro equilibrado para sua época, oferecendo um bom conjunto mecânico e design atraente. Entretanto, a falta de tecnologias modernas o torna uma opção menos atrativa para compradores que buscam os recursos disponíveis nos modelos mais recentes. Sua relevância atual se concentra principalmente no mercado de usados, para aqueles que valorizam sua robustez, o motor 2.0 e o design clássico do Golf.