VW - VolksWagen Polo GT 2.0 Mi Total Flex 8V 5p

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
2012GasolinaR$ 50.027,00
2011GasolinaR$ 48.806,00
2010GasolinaR$ 43.940,00
2009GasolinaR$ 42.868,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 14.31%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Volkswagen Polo GT 2.0 Mi Total Flex 8V 5p: Um Clássico Revisitado

O Volkswagen Polo GT 2.0 Mi Total Flex 8V 5p representava uma opção interessante no mercado de hatchbacks compactos, combinando o consagrado nome Polo com um motor mais potente e características esportivas, embora já descontinuado. Sua proposta se dirigia a um público que buscava um carro com bom desempenho, design atraente e um toque de esportividade sem abrir mão da praticidade de um veículo compacto.

Diferenciais:

  • Motor 2.0 Total Flex 8V: O grande diferencial deste modelo era seu motor 2.0 litros, 8 válvulas, flex fuel, que entregava potência e torque superiores aos modelos de entrada da linha Polo. Isso resultava em acelerações mais vigorosas e uma experiência de condução mais dinâmica. Embora não fosse um motor de alta tecnologia, oferecia um bom desempenho para o segmento.
  • Design Esportivo (para a época): O Polo GT possuía detalhes estéticos que o diferenciavam das versões mais básicas, como rodas de liga leve, spoilers e emblemas específicos, transmitindo uma imagem mais agressiva e jovem.
  • Suspensão: Geralmente, apresentava uma configuração de suspensão mais firme que as outras versões do Polo, buscando melhor comportamento dinâmico em curvas. Isso, porém, podia resultar em um pouco mais de rigidez no dia a dia em pisos irregulares.
  • Interior Esportivo (para a época): O interior costumava apresentar detalhes esportivos, como bancos com tecido diferenciado e acabamentos que buscavam transmitir uma sensação mais premium do que as versões mais básicas.

Tecnologias (limitadas para a época):

A tecnologia embarcada era limitada pelos padrões atuais. Normalmente, incluía:

  • Ar condicionado: Item de conforto essencial.
  • Direção hidráulica: Facilitando as manobras.
  • Vidros e travas elétricas: Conforto e segurança básicos.
  • Sistema de som: Geralmente um sistema simples de fábrica.
  • Airbags: A disponibilidade de airbags variava conforme a versão e o ano de fabricação.

Público-alvo:

O público-alvo do Volkswagen Polo GT 2.0 Mi Total Flex 8V 5p era composto por:

  • Jovens adultos: Que buscavam um carro com design esportivo e bom desempenho a um preço relativamente acessível.
  • Motoristas que valorizam desempenho: O motor 2.0 era um atrativo para quem buscava um carro com respostas rápidas e boa aceleração.
  • Pessoas que priorizam a praticidade de um hatch: O tamanho compacto facilitava a condução em cidades e o estacionamento.

Conclusão:

O Volkswagen Polo GT 2.0 Mi Total Flex 8V 5p, apesar de descontinuado, representou uma opção interessante no seu tempo para quem buscava um hatch compacto com um toque de esportividade e bom desempenho. Sua simplicidade mecânica e o motor 2.0 o tornavam relativamente fácil de manter, mas sua tecnologia era limitada pelos padrões atuais. A procura por este modelo no mercado de usados reflete a nostalgia e o apelo de um clássico da Volkswagen.