KAWASAKI KX 250/ 250 F
Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025
Ano Modelo | Combustível | Valor |
---|---|---|
0 km | Gasolina | R$ 59.704,00 |
2024 | Gasolina | R$ 53.302,00 |
2023 | Gasolina | R$ 48.140,00 |
2022 | Gasolina | R$ 43.104,00 |
2021 | Gasolina | R$ 40.480,00 |
2016 | Gasolina | R$ 27.652,00 |
2015 | Gasolina | R$ 26.977,00 |
2014 | Gasolina | R$ 22.771,00 |
2013 | Gasolina | R$ 21.417,00 |
2012 | Gasolina | R$ 20.217,00 |
2011 | Gasolina | R$ 18.485,00 |
2010 | Gasolina | R$ 14.833,00 |
2009 | Gasolina | R$ 14.471,00 |
2008 | Gasolina | R$ 13.972,00 |
2007 | Gasolina | R$ 12.728,00 |
2006 | Gasolina | R$ 10.785,00 |
2005 | Gasolina | R$ 9.277,00 |
2002 | Gasolina | R$ 7.791,00 |
2001 | Gasolina | R$ 6.496,00 |
Gráfico de Desvalorização
Média de desvalorização: 89.12%
O que significa essa desvalorização?
A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.
A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.
Kawasaki KX 250 vs. KX 250F: Uma Comparação Detalhada
Ambas as motocicletas Kawasaki KX 250 e KX 250F são motos de motocross de 250cc, mas seguem caminhos tecnológicos distintos, resultando em experiências de pilotagem significativamente diferentes. A principal diferença reside no tipo de motor: a KX 250 utiliza um motor de duas tempos, enquanto a KX 250F utiliza um motor de quatro tempos. Essa diferença fundamental impacta em quase todos os aspectos da moto, desde a entrega de potência até a manutenção.
Kawasaki KX 250 (Dois Tempos):
- Motor: Motor de dois tempos, 249cc, refrigerado a líquido. Conhecido por sua entrega de potência linear e imediata, com uma faixa de potência mais estreita, mas com uma resposta do acelerador excepcionalmente rápida e um peso mais leve. Requer mistura de óleo e gasolina.
- Tecnologia: Embora mais simples em termos de tecnologia em comparação ao motor quatro tempos, a KX 250 apresenta recursos como ignição digital, carburador Keihin PWK de alto desempenho (modelos mais antigos) ou injeção eletrônica de combustível (modelos mais recentes) e sistema de escapamento projetado para otimizar a potência.
- Suspensão: Geralmente utiliza suspensão de alta performance, com garfos e amortecedores ajustáveis para diferentes terrenos e estilos de pilotagem. A configuração pode variar de ano para ano.
- Chassis: Chassis leve e ágil, projetado para manobras rápidas e precisas.
- Público-alvo: Pilotos experientes que apreciam a resposta instantânea e a sensação "pura" de um motor de dois tempos, junto com a manutenção mais simples e um peso mais leve. Ideal para pilotos que buscam uma moto leve e ágil em pistas mais técnicas.
Kawasaki KX 250F (Quatro Tempos):
- Motor: Motor de quatro tempos, 249cc, refrigerado a líquido, com injeção eletrônica de combustível. Oferece uma ampla faixa de potência mais utilizável e suave do que o motor dois tempos, com menos vibrações. Necessita apenas de gasolina.
- Tecnologia: Incorpora tecnologias mais avançadas, como injeção eletrônica de combustível, sistema de controle de tração (em alguns modelos), e mapeamento de ignição ajustável para diferentes condições. Apresenta um sistema de partida elétrica.
- Suspensão: Assim como a KX 250, utiliza suspensão de alta performance, com garfos e amortecedores ajustáveis, geralmente com especificações e ajustes mais sofisticados que a versão dois tempos.
- Chassis: O chassi é projetado para equilíbrio entre agilidade e estabilidade, geralmente um pouco mais pesado que o da KX 250.
- Público-alvo: Uma gama mais ampla de pilotos, incluindo iniciantes e intermediários, que apreciam a facilidade de uso e a ampla faixa de potência do motor quatro tempos. Ideal para pilotos que preferem mais torque em baixas rotações e uma manutenção mais simplificada (sem mistura de óleo).
Diferenciais em resumo:
| Característica | KX 250 (2 Tempos) | KX 250F (4 Tempos) | |---|---|---| | Tipo de motor | Dois tempos | Quatro tempos | | Entrega de potência | Instantânea, faixa estreita | Suave, faixa ampla | | Manutenção | Mais simples (mistura de óleo) | Mais complexa (trocas de óleo mais frequentes) | | Peso | Mais leve | Mais pesado | | Custo de operação | Geralmente mais baixo (menos peças de desgaste) | Geralmente mais alto (trocas de óleo e filtros) | | Público-alvo | Pilotos experientes, que buscam agilidade | Gama mais ampla de pilotos, incluindo iniciantes |
Em última análise, a escolha entre a KX 250 e a KX 250F depende das preferências e habilidades do piloto. A KX 250 oferece uma experiência de pilotagem mais pura e ágil, enquanto a KX 250F proporciona uma experiência mais acessível e utilizável para uma gama maior de pilotos. A melhor opção dependerá do seu estilo de pilotagem e nível de experiência.