KAWASAKI NINJA 500 SE

Valores de referência da Tabela Fipe: abril de 2025

Ano ModeloCombustívelValor
0 kmGasolinaR$ 43.549,00
2025GasolinaR$ 40.850,00

Gráfico de Desvalorização

Média de desvalorização: 6.20%

O que significa essa desvalorização?

A desvalorização do veículo indica a redução do seu valor de mercado ao longo do tempo. Essa informação é baseada nos preços registrados na Tabela Fipe.

A média de desvalorização apresentada considera a diferença entre o valor inicial e o valor mais recente.

Kawasaki Ninja 500 SE: Uma Escolha Inteligente para o Motociclista Moderno

A Kawasaki Ninja 500 SE, embora não mais em produção em sua versão SE específica (a linha Ninja 500 foi substituída pela Ninja 400 e Ninja 650), representava uma excelente opção na categoria de motos esportivas de entrada. Sua descrição detalhada, portanto, se baseará nas características que a definiam em seu tempo, comparando-a com seus sucessores e concorrentes.

Motor e Desempenho:

  • Motor: A Ninja 500 SE utilizava um motor bicilíndrico paralelo de 4 tempos, refrigerado a líquido, com uma cilindrada de 499cc. Este motor era conhecido por sua entrega suave de potência, ideal para iniciantes, mas com potência suficiente para ser divertido em estradas abertas. Sua rotação era linear e previsível, facilitando o aprendizado e o controle da moto. Comparada com a Ninja 400, a 500 SE entregava mais torque em baixas e médias rotações, sendo mais confortável para o dia a dia.

  • Transmissão: A transmissão de seis velocidades era precisa e suave, contribuindo para uma experiência de pilotagem agradável.

  • Desempenho: Apesar de não ser uma moto extremamente potente, a Ninja 500 SE oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível. A aceleração era satisfatória para a maioria das situações, e sua velocidade máxima era suficiente para rodovias.

Diferenciais da Versão SE (em comparação com a versão standard):

A versão SE, geralmente, incluía alguns upgrades em relação ao modelo standard, como:

  • Suspensão: Possível melhoria na suspensão, com componentes mais sofisticados, resultando em um melhor conforto e manuseio.
  • Freios: Potencialmente, sistema de freios ABS (Anti-lock Braking System), que aumentava significativamente a segurança, principalmente em situações de frenagem de emergência. Este era um grande diferencial em sua época.
  • Painel: Um painel de instrumentos mais completo, com mais informações disponíveis para o piloto.
  • Acabamento: Melhorias estéticas, como novas cores ou gráficos mais agressivos.

Tecnologias:

As tecnologias presentes na Ninja 500 SE eram relativamente básicas para os padrões atuais, mas adequadas para seu propósito:

  • Injeção Eletrônica de Combustível: Garantia de uma queima eficiente do combustível, resultando em melhor performance e economia.
  • (Potencialmente) ABS: Em versões SE, a presença do ABS era um destaque tecnológico para a época, focando na segurança.

Público-Alvo:

A Kawasaki Ninja 500 SE era uma moto ideal para:

  • Motociclistas iniciantes: O motor dócil e fácil de controlar, combinado com o chassi estável, tornavam a moto uma excelente opção para quem estava começando a pilotar.
  • Motociclistas experientes que buscam praticidade: A Ninja 500 SE era uma moto versátil, que podia ser usada tanto no dia a dia, como em passeios de fim de semana. Sua economia de combustível e facilidade de manuseio eram atrativos.
  • Pilotos que valorizam o equilíbrio entre desempenho e economia: A moto entregava um desempenho satisfatório sem comprometer o consumo de combustível.

Conclusão:

A Kawasaki Ninja 500 SE, mesmo fora de produção, representa um marco na categoria de motos esportivas de entrada. Sua combinação de performance suave, facilidade de pilotagem e (em sua versão SE) recursos de segurança a colocavam como uma ótima opção para diversos perfis de motociclistas. Apesar de substituída por modelos mais modernos, seu legado permanece como uma excelente opção usada para quem busca uma moto confiável e acessível.